Serviço de Nutrição e Dietética do HSPE lança Programa de Enriquecimento Nutricional

Serviço de Nutrição e Dietética do HSPE lança Programa de Enriquecimento Nutricional

Uma nova dieta nutricional elaborada exclusivamente para pacientes diabéticos internados tem como objetivo reduzir a quantidade de dias de internação. O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) iniciou um Programa de Sistematização de Enriquecimento Nutricional com 160 pacientes que participaram de um teste de degustação com diferentes dietas orais com suplementação proteica e energética.

Considerando os desafios associados à desnutrição e a alta taxa de internação de idosos no Hospital, o Programa tem como principal objetivo garantir a melhora da assistência nutricional principalmente com pacientes diabéticos que demandam uma série de limitações alimentares.

Para a escolha das refeições, os nutricionistas verificaram o perfil nutricional, produtos disponíveis no cardápio hospitalar de custo acessível, palatáveis e de fácil preparação. Após a pesquisa, verificaram que a melhor escolha foi pelo leite desnatado com café (200ml), pois já é presente nas dietas orais oferecidas aos pacientes, enriquecido com suplemento oral completo em pó, sabor baunilha, adequado para diabéticos.

Os nutricionistas explicam que o leite desnatado enriquecido nesta dieta oferece agora 150 Kcal e 9,6g de proteínas, proporcionando uma oferta nutricional mais completa e saborosa. Além disso, a preparação simples permite que seja oferecida duas vezes ao dia, no café da manhã e na ceia, facilitando aceitação pelos pacientes.

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) tem se destacado por seu empenho em aprimorar a qualidade das dietas orais destinadas aos pacientes diabéticos, sobretudo buscando diminuir o tempo de internação.

O HSPE reconhece a importância de fortalecer a assistência nutricional como parte essencial do tratamento. “A desnutrição muitas vezes já está presente antes da internação e pode se agravar durante o período de hospitalização, o que pode impactar negativamente na aceitação da dieta e aumentar as chances de complicações”, afirma Rita de Cássia Maturo, Nutricionista Chefe do Serviço de Nutrição e Dietética do HSPE.

“Essa iniciativa, que representa apenas o início de um processo contínuo de aprimoramento, pretende garantir que os pacientes tenham acesso aos nutrientes necessários para sua recuperação e proporcionar uma assistência nutricional de excelência, melhorar os resultados dos tratamentos e o bem-estar dos beneficiários”, enfatiza Rita de Cássia Maturo do HSPE.

Governo do Estado de SP