Sustentabilidade é um dos pilares de atuação do Iamspe

Sustentabilidade é um dos pilares de atuação do Iamspe

Campanhas constantes de economia estão presentes no Instituto desde 2008

A sustentabilidade é um dos pilares estratégicos do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). As campanhas constantes de economia de luz, água, papel e telefone estão presentes na instituição desde 2008.

No ano seguinte, a instituição renegociou seu contrato de fornecimento de água com a Sabesp, acarretando em uma economia de 20% na fatura.

“A economia de recursos é um dos pilares da nova gestão do Iamspe, iniciada em 2008. Uma unidade hospitalar como o Servidor Público Estadual, uma das maiores do Brasil, tem um alto consumo de água e energia. Por isso, é fundamental investir em processos para reduzir o uso”, afirma o superintendente Latif Abrão Junior.

Também houve caça vazamentos, troca de caldeiras elétricas por caldeiras a gás e modernização do sistema de ar condicionado e das instalações elétricas.

Em 2014, o Iamspe foi palco da palestra “Uso Racional da Água”, que tinha como objetivo conscientizar as pessoas quanto à Campanha de Redução do Consumo de Água em Equipamentos Públicos, possibilitando a adoção de medidas de economia do recurso.

Ainda em 2014, o Instituto realizou a “Campanha Desperdício Zero no Iamspe – Economizar é uma questão de cidadania. Crie esse hábito!”, com o intuito de estimular ainda mais a economia na instituição.

No mesmo ano, o Iamspe bateu seu recorde em economia de água. Levantamento divulgado pela Sabesp, referente aos meses de maio a agosto do ano passado, indica que o Instituto economizou 44,19% dos recursos hídricos.

Dentre todos os órgãos do Governo do Estado, o Iamspe é o quarto maior em economia no período e o melhor entre os então ligados à Secretaria de Gestão Pública, composta por oito entidades.

Reforma

O novo prédio de Utilidades do Iamspe, que ficará pronto ainda em 2015, permitirá uma redução de até 20% no consumo de água e energia, além de centralizar todas as instalações do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

O local abrigará reservatórios de água, geradores e as redes de elétrica, ar condicionado e hidráulica, dentre outras coisas.

Os novos geradores garantirão energia ao HSPE em tempo integral, no caso de falta de luz, sem nenhuma possibilidade de interrupção.

O prédio também contará com reservatório para abrigar água da chuva, que será reutilizada nos vasos sanitários, economizando água potável.

Uma outra novidade é a troca das válvulas das descargas, agora com duas opções: 3 litros (dejetos líquidos) e completa (dejetos sólidos). Elas economizam até 40% de água e energia, em comparação com um sistema de descarga convencional.

As obras para modernização do hospital tiveram início em 17 de maio de 2013. O investimento é de R$ 146,7 milhões, com recursos do governo do Estado de São Paulo.

Entre as principais propostas do projeto estão a construção de um Centro de Proteção à Saúde do Idoso, com reabilitação física e social para a promoção do envelhecimento saudável, e a criação de um novo pronto-socorro adulto (já entregue).

A reforma faz parte do Programa de Modernização do Iamspe (PMI), implantado em 2008 e que prevê um novo modelo de assistência médica, mais completa e ao mesmo tempo descentralizada para os usuários da instituição.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Governo do Estado de SP