Videoconferência do Iamspe apresenta projetos vencedores do 2º Prêmio Prevenir

Videoconferência do Iamspe apresenta projetos vencedores do 2º Prêmio Prevenir de  Promoção e Proteção à Saúde

Objetivo é reconhecer práticas e projetos inovadores para melhorar a qualidade de vida dos servidores

Os projetos vencedores do “2º Prêmio Prevenir de  Promoção e Proteção à Saúde” do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) foram apresentados através de videoconferências, a última realizada nesta quarta-feira, 3 de dezembro.

Diferentemente da edição anterior, que escolhia apenas 1°, 2° e 3° lugar como vencedores, neste ano, a comissão julgadora escolheu três projetos por região onde há cobertura de Centros de Atendimento Médico Ambulatorial (Ceama) do Iamspe: Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São Paulo.

As apresentações dos projetos de Presidente Prudente e Ribeirão Preto aconteceram, respectivamente, nos dias 5 e 10 de novembro e a apresentação de São Paulo aconteceu nesta quarta; todas por meio de videoconferências.

A segunda edição de Prêmio Prevenir contou com 28 projetos inscritos de diversas Secretarias, e os vencedores tiveram como critérios de avaliação a inovação, relevância, replicabilidade,  originalidade, impacto sobre a população e metodologia.

Criado pelo Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Iamspe (Programa Prevenir), o prêmio tem como objetivo reconhecer práticas e projetos inovadores que melhorem a  qualidade de vida dos servidores públicos estaduais.

“A prevenção e promoção da saúde são fundamentais para evitar o desenvolvimento de doenças. Por isso, esta premiação foi criada, para estimular os servidores de todo o Estado a manter hábitos saudáveis, reconhecendo iniciativas nesse sentido implantadas nos diferentes órgãos da administração estadual”, afirma Latif Abrão Junior, superintendente do Iamspe.

Confira abaixo a lista com os nomes dos vencedores e seus projetos:

Presidente Prudente

1° Projeto Fique Bem! – Secretaria da Administração Penitenciária – Janaína Gomes Feitosa

2° Projeto Artesão da Saúde: Esculpindo a Saúde e Qualidade de Vida dentro do Serviço Público – Secretaria da Administração Penitenciária – Fabiana Minzoni Rocha

3° Projeto de Extensão: Educação em Saúde no Trabalho – Unesp Campus de Ilha Solteira – Renata Trasse de Oliveira Barbosa

Ribeirão Preto

1° Projeto-Metabolismo Saudável: Conhecer para controlar – Unesp Campus São José do Rio Preto – Priscila Lopes Orati

2° Projeto e Desacelera Mulher… Vamos cuidar do seu coração – Unesp Campus São José do Rio Preto – Paula Menezes

3° Projeto – Campanha da Gentileza no Trabalho – Julio César Carvalho – Penitenciária Serra Azul

São Paulo

1° Projeto Atenção Nutricional como fator de proteção à saúde dos Servidores – Secretaria da Administração Penitenciária – Patrícia Juliana de Santana

2° Projetos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – Secretaria da Área da Saúde – Maria do Socorro Teles Feitosa Borsio

· Campanha de Vacinação contra a Gripe nos Magistrados e Servidores

• Programa de Hipertensão e Diabetes Comarca de São José dos Campos
  • Programa de Hipertensão e Diabetes na Capital

3° Projeto Circuito Saúde – Secretaria de Estado da Educação/Centro de Qualidade de Vida Profissional Responsável – Aline e Silva Tenório

Programa Prevenir

Iniciado em 1998, o Programa Prevenir é pioneiro no desenvolvimento de ações personalizadas de prevenção e promoção de saúde para servidores públicos estaduais no ambiente de trabalho.

O programa conta com 17 coordenadores nos Ceamas e com mais de 250 interlocutores nas sedes e nas regionais das Secretarias de Estado. O Tribunal de Justiça e a Assembleia  Legislativa também participam do Prevenir.

Em 2008, o programa ganhou status de Departamento, sendo então criado o Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Iamspe, com ampliação de sua atuação para todos os usuários do Instituto.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.