Andrea Almeida, infectologista e coordenadora do Comitê de Crise Covid-19

Para enfrentar uma pandemia precisamos de coragem. Acordamos todos os dias para resolver um problema. Meu nome: Andrea significa coragem. Então, eu acordo todo dia e venho trabalhar com vontade de fazer o meu melhor, essa é minha motivação de viver e de trabalhar aqui no Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

Quando o novo coronavírus chegou ao Brasil, eu já tinha contato com o Dr. André Sugawara, sabia da sua experiência, da ligação com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e da sua expertise em trabalhar em grandes tragédias. Na mesma hora me lembrei disso e o chamei para conversar e nos orientar aqui na Diretoria do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE). Nessa troca de ideias, ele pontuou sobre a necessidade de criar um comitê de gestão executiva e um conselheiro para o enfrentamento de pandemia. Nascia alio Comitê de Crise Covid-19 do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

Com o comitê, conseguimos agregar pessoas do HSPE, vimos as demandas e nos adaptamos. Seguimos as diretrizes dos órgãos oficiais: Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, do Estado, da Prefeitura etc. Foi importante que todos do HSPE participassem, que tivessem a representatividade de todos.

Desde que o paciente chega ao primeiro atendimento até quais medicações utilizar no tratamento, tudo isso foi pensado pelo Comitê. Foram muitas lutas em parceria com a comissão de infecção hospitalar, com o Dr. André auxiliando na montagem dos fluxos de gestão, o pessoal do PCH com os pontos de isolamento, o time de infectologia com a diretoria do Dr. Augusto Yamaguti sempre participativo.

Além disso, aparte executiva foi fundamental.A Dra. Kátia Antunes que nos deu liberdade de executar todas as propostas e ideias que tivemos. O corpo clínico, de um modo geral, visualizou o Comitê como uma proposta interessante, tivemos grande apoio das Associações de funcionários e médicos e da diretoria Clínica, com a Dra. Lilia muito participativa.

A área de infectologia teve um papel importante no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Lideramos as ações e mudanças de condutas, mas preciso dividir isso com todos os serviços clínicos do HSPE. Tive muita ajuda daqueles que participaram ativamente, lendo, dando sugestões no manejo clínico do paciente seguindo as regras de nosso manual de condutas.

Fica aqui minhas congratulações a todos os que trabalham no dia a dia com os pacientes com covid-19 nas enfermarias. Não é um serviço só da Infectologia, pois também tem um trabalho muito bonito da Terapia Intensiva, que atua de forma super atualizada na assistência de pacientes graves, trabalho de ponta que o Dr. Ederlon Rezende conduz.

O desafio e também a maior conquista nesse período foi termos conseguido atender o grande número de pacientes. A taxa total de mortalidade dos nossos pacientes está abaixo da média dos outros hospitais para o púbico que nós atendemos e estou muito feliz com a dedicação que estamos exercendo para chegar a esse patamar! Tenho dentro de mim um sentimento de missão cumprida em relação aos pacientes.

Nesse meio tempo, não posso esquecer nunca da nossa equipe de Compras porque foi um desafio manter os nossos funcionários em segurança e protegidos. Dentro do cenário mundial, foi uma conquista não termos baixas em equipamentos de segurança e outros insumos. Nossa missão aqui é dar o melhor atendimento possível para os nossos pacientes e fazer com que os profissionais da saúde tenham segurança para desempenhar sua atividade profissional. Nós temos um bom atendimento e conseguimos promover um ambiente tranquilo e seguro para nossos funcionários. Os desafios e as conquistas são relacionadas às pessoas e sinto que conseguimos alcançar isso.

Quem trabalhou aqui durante a pandemia aprendeu muito. A vida é feita de aprendizados e precisamos fazer do limão uma limonada. Vamos tirar uma lição de tudo que vivemos nesse período. O HSPE vai sair melhor dessa pandemia! Com o conhecimento das equipes e da diretoria podemos melhorar muita coisa para que a gente esteja cada vez mais preparado para exercer nossa profissão.

Nós não fazemos nada sem a cooperação de todos, desde a superintendência até a equipe de limpeza. Agradeço a todos aqueles que contribuíram para que saíssemos com mais competência dessa pandemia. É difícil vir trabalhar num lugar em que está todo mundo com medo e todos vieram trabalhar mesmo inseguros. Por isso, o meu agradecimento a todas as equipes, sem exceção. É assim que vencemos uma pandemia, com o envolvimento de todos.